quarta-feira, 13 de março de 2013

PRIMEIRO DIA DE CONCLAVE


Nesse período de Sede Vancante, a Igreja e o mundo volta as atenções para Roma, onde os cardeais já estão reunidos em Conclave para a eleição do novo Papa. Nesse primeiro dia de votações o que pode ser visto pouco antes das 20hs na chaminé instalada na Capela Sistina foi a fumaça preta, sinal de que ainda não houve consenso na votação dos 115 cardeais, ou seja, ainda não foi eleito o novo Papa; o que não foi surpresa, pois nenhum dos últimos foi escolhido em menos de dois dias.



A cerimônia do início do conclave começou com a missa Pro Eligendum Romano Pontifice. Na parte da tarde os cardeais seguiram em procissão desde a Capela Paulina ate à Capela Sistina. Em fila, todos entoaram a tradicional ladainha, em nome de todos os santos. Um cardeal após o outro fez o juramento, em latim, de manter segredo sobre o conclave. O mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Guido Marini, então, proferiu em voz alta e forte a expressão em latim extra omnes (saiam todos). Oficiais, religiosos e jornalistas abandonaram a capela. Logo em seguida, a pesada porta de madeira foi fechada, dando assim, início ao conclave. 


Na praça de São Pedro, milhares de fieis se uniam em oração e mantinham os olhos na chaminé, dando mostra de apoio e torcendo pelos cardeais representantes de seus países. 
A Igreja está unida aos cardeais e se une, não só em Roma, mas no mundo inteiro, em oração e todos esperam com muita esperança e confiança em Deus o escolhido pelo Divino Espírito Santo para ser o novo Papa da Igreja de Cristo. 


Oremos e peçamos à Virgem do Carmelo para que rogue a Deus pela Santa Igreja e pelo sucessor de Bento XVI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário