Os fieis desde a manhã do dia 13 de março olhavam atentos para a chaminé, à espera do resultado, mas tudo o que viam eram dois pássaros, roubando a atenção de todos. Televisões e fotógrafos registraram, por um longo período, as aves se alternando no topo da chaminé. Depois de uma longa espera, às 19h05 (15h05, horário de Brasília) surge a tão esperada fumaça branca: um novo papa havia sido escolhido, para a alegria de todos, que em pouco tempo lotaram a Praça de São Pedro, para ver o rosto do novo papa.
Depois da explosão de alegria da multidão pelo resultado visto na chaminé, segue uma espera ansiosa para saber quem era o escolhido, sua nacionalidade e qual o nome que este escolheria.
Cerca de uma hora de espera e as luzes da sacada são ligadas e, pouco tempo depois, as portas são abertas e o cardeal francês Jean-Louis Tauran pode ser visto anunciando o Habemus Papam (Temos Papa), seguido do nome do cardeal escolhido, Jorge Mario Bergolio, argentino e jesuíta, e do nome escolhido por ele, Papa Francisco, sendo o primeiro latino-americano feito papa e o primeiro Papa a escolher o nome Francisco na história da Igreja.
Pouco tempo depois aparece aquele que todos queriam ver, o novo papa. Com aclamações muito vívidas e aplausos, aparece o então Papa Francisco, que, logo em sua primeira aparição, cativou todos com sua simplicidade, humildade e carisma. Quatro palavras usadas no seu discurso podem definir este papa e como deverá ser seu papado: Hospitalidade, humildade, silêncio e oração. Seu nome, inspirado em São Francisco de Assis, é, com certeza, um presságio do estilo que o novo pastor da Igreja de Cristo deverá adotar para governá-la, sendo como características fortes desse santo: a pobreza, a proximidade com o povo mais pobre e necessitado, a bondade, a caridade, a paciência e espírito decidido e reformador.
Permaneçamos unidos, com alegria, em oração ao Papa Francisco, e que ele venha para guiar o rebanho que lhe foi confiado por Deus. Por certo ele encontrará ainda muitas adversidades pela frente, portanto, devemos mantê-lo sempre em nossas orações porque muitos serão os desafios a enfrentar e o nosso pastor necessitará da graça sempre abundante do Bom Deus e das suas pequenas ovelhas para apoiá-lo.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós e pelo Papa Francisco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário